Piranga

O gênero Piranga constituí-se de 5 espécies de Sanhaçus, sendo aves passeriformes da família Cardinalidae.

Piranga rubra - Sanhaçu-vermelho


  Registros de sanhaço-vermelho no WikiAves

O Sanhaçu-vermelho é uma ave passeriformes da família Cardinalidae. Também conhecido como sanhaçu-verão como o nome em inglês diz summer tanager.

O macho adulto possui a cor predominante em tom vermelho-sangue. A fêmea é parda. O macho,quando jovem possui um tom vermelho alaranjado com as pontas das asas verdes e abaixo um tom amarelado.

Como é da região amazônica, alimenta-se de frutas tropicais como seu “primo” sanhaçu-do-coqueiro. Mas também opta pela dieta de insetos pequenos.

Piranga lutea - Sanhaçu-montano


  Registros de sanhaço-montano no WikiAves

O sanhaçu-montano é uma ave passeriformes da família Cardinalidae. Alçado a espécie plena por Decisão do CBRO de 12/2006. Anteriormente era tratado como subespécie do sanhaçu-de-fogo(Piranga flava). Era denominado Piranga flava lutea.

Ocorre nos estados do Amazonas, Pará e Roraima.






Piranga olivacea - Sanhaçu-escarlate


  Registros de sanhaço-escarlate no WikiAves

O sanhaçu-escarlate é uma ave passeriforme da família Cardinalidae.

Vive em matas de terra firme.

Aparece na Amazônia como visitante do Hemisfério Norte, embora, contem poucos registros de sua ocorrência no Brasil.

Piranga flava - Sanhaçu-de-fogoe


  Registros de sanhaço-de-fogo no WikiAves

O sanhaçu-de-fogo mede cerca de 17,5 centímetros e pesa cerca de 38 gramas (macho) De acentuado diformismo sexual, o macho é facilmente identificado pelo colorido vivo quase que totalmente carmim, cambiando para pardacento nas partes superiores. A fêmea é de lado inferior amarelo vivo. O macho imaturo é de plumagem mista verde e laranja, permanecendo assim por um ano.

Reproduz o ano todo em certos locais e consta que, às vezes, usam ninhos da rolinha-roxa (Columbina talpacoti) com base para o seu ninho. A fêmea incuba, solitária, seus dois ovos verde-azulados com pintas esparsas pretas ou avermelhadas.

Pousa abertamente no topo de árvores altas (em contraste com Ramphocelus), desloca-se em vôo impetuoso na altura das copas. Vive em mata rala e decídua, cerrado e capões de eucalipto.

Expande sua distribuição na faixa litorânea do Brasil beneficiada pela devastação das matas. Ocorre do sudeste dos EUA e México à América do Sul setentrional e daí até a Bolívia, Argentina, Uruguai, exceto na Amazônia florestal.

Piranga leucoptera - Sanhaçu-de-asa-branca


  Registros de sanhaço-de-asa-branca no WikiAves

O Sanhaçu-vermelho Mede aproximadamente 16 cm.

Cor vermelho sangue, asas negras com manchas brancas. O sanhaçu-de-asa-branca também lembra um pouco o tiê-sangue.

Referências